Aprendendo Inglês – Minha experiência #2

No post passado dei uma panorama geral de como foi a minha experiência aprendendo inglês e, nest post, vou falar um pouco sobre meu caminho fora da escola.

Muitas vezes os professores de línguas falam sobre “imersão”, que nada mais é do que você se “enfiar” em um meio onde a língua que você quer aprender – ou aprimorar – é usada frequentemente.
Enquanto professor, vi de perto alunos que investiram todas suas economias – e a dos pais – saindo de seus países pra vir pra Nova Zelândia fazer imersão na língua inglesa. Em alguns casos, isso pode até funcionar, mas não ter absolutamente nada da língua e sair da sua zona de conforto é uma parada que não é fácil e muita gente esbarra nos seus próprios limites e a frustração aumenta até chegar ao ponto da desistência. Falamos sobre intercâmbio neste post sobre como é morar na Irlanda.

Então, em vez de investir no incerto, sofrer e acabar com sua saúde mental, comece a fazer imersão em casa. Vou deixar aqui uma lista de coisas simples que podem nos ajudar aos poucos:
1. Troque o idioma do seu Google pra Inglês;
2. Escute o idioma com mais frequência (podcasts, músicas, audiobooks, etc);
3. Leia comic books (as frases são curtas e imagens ajudam MUITO a entender o contexto);
4. Brinque com o pouco que você já sabe sobre a língua;
5. Acredite em você! Aos poucos, você vai evoluindo até conseguir fixar o aprendizado, mesmo que por tentativa e erro.

E sobre o item #4, eu e meus amigos da faculdade gostávamos muito de fazer “tradução simultânea” das músicas que a gente gostava, só pra fazer graça. Isso fazia com que a gente procurasse pela letra da música, nós líamos a letra, tentávamos entender o significado e ouvíamos as músicas over and over again! A gente dava risada e aprendia uma coisa ou outra nova sempre. E ainda melhorava nosso listening skill sem notar.

*Bonus tip*
Make mistakes! Cometa erros! Muitos dos erros que cometemos na língua nos fazem aprender. Não tenha medo de errar e de se comunicar! =)


Pode não ser tão descomplicado aprender inglês mas, com certeza, não precisamos gastar rios de dinheiro para aprender inglês. Faça o download da nossa apostila grátis para aprender inglês sozinho e comece a sua jornada desde o inglês básico até o inglês avançado! Temos também os volumes 2 e 3 (vocabulário) da apostila de inglês grátis!

Se quiser conversar com alguém para fazer intercâmbio ou estudar inglês fora do Brasil, mande uma mensagem que vou tentar lhe ajudar a encontrar a pessoa certa pra você!

Espero que essas dicas sejam úteis pra você como foram pra mim!
Não se esqueçam de se inscreverem no blog para receber na sua mailbox novas postagens.

See you next time!
Cheers,
Teacher Rod

2 Comments on “Aprendendo Inglês – Minha experiência #2”

  1. Pingback: Por onde começar aprender inglês? | Inglês para Brasileiros

  2. Pingback: Aprendendo inglês – Métodos diferentes para cada skill | Inglês para Brasileiros

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: