Minhas ferramentas favoritas #2

No primeiro post sobre as minhas ferramentas favoritas, escolhi a internet como um todo, mas com uma “leve” ênfase no YouTube e vídeos em geral. A idea é boa porque o conteúdo funciona bem para os audio-visual learners, o que inclui uma porcentagem enorme de estudantes de línguas. Escutar e tentar reproduzir os sons em inglês nem sempre é tarefa fácil, bem como ler e tentar adivinhar a pronúncia.
Então, pra ajudar você a listen and repeat palavras novas – ou não tão novas assim – vamos de Cambridge Dictionary.
Grátis, fácil de usar e cheio de ótimos recursos!
Segue o print:

Existem muitas opções de recursos no menu ao lado da barra de busca (circulado em vermelho) mas, por enquanto, vamos ficar na barra de English.

Menu (Choose a dictionary)


Digamos que eu esteja lendo um texto ou ouvindo uma música e quero saber o significado da palavra throughout:

throughout – definição e exemplos

Quem diria que essa mega palavra poderia ser uma preposition E um adverb?! Então, se ela for usada como uma preposition, ela entra pro leque de palavras como in, on, at, with, without… E, se for usada como adverb entra no grupo de always, never, ever, carefully…
Temos ainda a função de ouvir as pronúncias das duas mais populares, ou mais usadas por falantes da língua inglesa. UK (United Kingdom) e US (United States).
Os símbolos ao lado entre barras / são chamados IPA (International Phonetic Alphabet) e corresponde aos sons de cada letra, ou grupo de letras.
For example, o TH aqui é representado pelo símbolo /θ/ que representa aquele som com a língua entre os dentes, mas que é considerado voiceless pois não vibramos as cordas vocais. Palavras como esse som: Three, Things, With, Athletics…
Já o som do grupo de letras ough, nesse caso é representado pelo símbolo /uː/, que nada mais é do que um “u” longo. Em inglês existe a distinção entre vogais longas e curtas, o que sempre é um desafio pra gente pronunciar corretamente palavras como sheet ou beach.
O símbolo ‘ indica que a próxima sílaba é a sílaba tônica e isso ajuda e MUITO a diferenciar alguns pares de palavras com duas sílabas e sons parecidos. Mas isso é papo pra outro post.
B2 – É só uma classificação usada pela Universidade de Cambridge pra mostrar o “nível” em que aquele determinado aluno ou test taker está. Nesse nível o aluno é considerado independent user, ou seja, sabe se corrigir e sabe onde está ou estão seus pontos fracos.
Como todo dicionário, temos a parte de definição e, em seguida, exemplos.

Se dermos um scroll down na página, ainda encontramos a sessão de SMART vocabulary. Palavras sinônimas ou com significado próximo:

Thesaurus

Wow!
Muita coisa, hein?!
Sempre que uso o dicionário em sala, gosto de mostrar todas essas funções para os alunos. Todos adoram saber que podem aprender mais sozinhos e de graça. =)

Eu poderia go on and on nesse subject mas acho que está bom por hoje!
Curtiram essa dica? Fiquem ligados pra mais soon.

Cheers!
Teacher Rod

2 Comments on “Minhas ferramentas favoritas #2”

  1. Pingback: Minhas ferramentas favoritas #4 | Inglês para Brasileiros

  2. Pingback: Como praticar mais inglês? – Minhas ferramentas favoritas #5 | Inglês para Brasileiros

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: