Como é o sotaque do brasileiro falando inglês? – Características da língua #2

G’day, top students!
Aqui estamos nós, novamente, para lhes mostrar uma das características do inglês que eu mais gosto.
Gosto tanto que, meu projeto de pesquisa do meu curso de TESOL (Teaching English to Speakers of Other Languages) foi em Pronunciation. Se quiserem dar uma lida no artigo, é só acessar por aqui.
Sabe quando você tenta pronunciar palavras em inglês e elas soam “um pouquinho” diferentes do que um nativo? Quando Mac se transforma em “Méqui”, ou Face vira “Feici” e Like vira “Laiqui”? Pois bem…
Esse é um dois maiores problemas que um aluno brasileiro enfrenta ao falar inglês e é MUITO difícil perceber o “erro” e, principalmente, corrigí-lo.
Diferentemente do português, o inglês permite que palavras terminem em sons de consoante. Independente da grafia, do spelling. Então, Mac se pronuncia /mæk/, Face se pronuncia /feɪs/ e Like /laɪk/. Quantas sílabas? Acertou quem disse UMA.
Pra quem tiver interesse, clique aqui pra ouvir os diferentes sons de vogais e consoantes do inglês.
By the way, o alfabeto usado em inglês possui 5 vogais (A, E, I, O, U) e 20 consoantes (B, C, D, F, G, H, J, K, L, M, N, P, Q, R, S, T, V, W, X, and Z.) e uma SEMI-VOGAL (Y). Agora, isso não significa que esses sejam os únicos sons existentes na língua. Nesse aspecto, são 44 sons. 24 de consoantes e 20 de vogais, sendo 8 ditongos (/aɪ/ , /eɪ/ , /əʊ/ ,/aʊ/ ,/eə/ ,/ɪə/ ,/ɔɪ/, /ʊə/).
Voltando aos nossos exemplos, Like e Face, existe uma regrinha (thumb rule) que ajuda a lembrar da pronúncia de muitas palavras de UMA sílaba que terminam em E. Em palavras de uma sílaba terminadas em VCE (Vogal-Consoante-E), essa VOGAL tem a pronúncia igual ao NOME dela mesma.
Por exemplo, Bake, Make, Shake, Late, Bike, Mike, Wife, Life, Phone, Bone, Stone, entre outras estão nessa categoria.
Para ilustrar:

De quebra, o E final é “mudo”. Ou seja, a palavra termina em som de consoante e, logo, têm uma sílaba só!
WOOHOO!!!
Antes de partir gostaria de lembrar que essas thumb rules são só pra dar uma idea geral e, claro, existem milhares de exceções.
Agora que você descobriu mais essa, comece a tentar adivinhar a pronúncia de outras palavras com a grafia VCE (Vogal-Consoante-E) e veja se ela se encaixa na thumb rule ou não. Use um bom dicionário pra tirar suas dúvidas e carry on learning!
E outra coisa, nem sempre é preciso investir rios de dinheiro para aprender inglês. Faça o download da nossa apostila grátis para aprender inglês sozinho e comece a sua jornada desde o inglês básico até o inglês avançado!
Se quiser conversar com alguém para fazer intercâmbio ou estudar inglês fora do Brasil, mande uma mensagem que vou tentar lhe ajudar a encontrar a pessoa certa pra você!
Espero que o post tenha sido útil para você(s).
Não se esqueça de se inscrever no blog para não perder os próximos posts.
See you next time!
Cheers!
Teacher Rod
Pingback: Características da língua #6 – Consonant Clusters | Inglês para Brasileiros