Características da língua #2 – Pronúncia

Olá!

Aqui estamos nós, novamente, para lhes mostrar uma das características do inglês que eu mais gosto.
Gosto tanto que, meu projeto de pesquisa do meu curso de TESOL (Teaching English to Speakers of Other Languages) foi em Pronunciation. Se quiserem dar uma lida no artigo, é só acessar por aqui.

Sabe quando você tenta pronunciar palavras em inglês e elas soam “um pouquinho” diferentes do que um nativo? Quando Mac se transforma em “Méqui”, ou Face vira “Feici” e Like vira “Laiqui”? Pois bem…
Esse é um dois maiores problemas que um aluno brasileiro enfrenta ao falar inglês e é MUITO difícil perceber o “erro” e, principalmente, corrigí-lo.

Diferentemente do português, o inglês permite que palavras terminem em sons de consoante. Independente da grafia, do spelling. Então, Mac se pronuncia /mæk/, Face se pronuncia /feɪs/ e Like /laɪk/. Quantas sílabas? Acertou quem disse UMA.
Pra quem tiver interesse, clique aqui pra ouvir os diferentes sons de vogais e consoantes do inglês.
By the way, o alfabeto usado em inglês possui 5 vogais (A, E, I, O, U) e 20 consoantes (B, C, D, F, G, H, J, K, L, M, N, P, Q, R, S, T, V, W, X, and Z.) e uma SEMI-VOGAL (Y). Agora, isso não significa que esses sejam os únicos sons existentes na língua. Nesse aspecto, são 44 sons. 24 de consoantes e 20 de vogais, sendo 8 ditongos (/aɪ/ , /eɪ/ , /əʊ/ ,/aʊ/ ,/eə/ ,/ɪə/ ,/ɔɪ/, /ʊə/).

Voltando aos nossos exemplos, Like e Face, existe uma regrinha (thumb rule) que ajuda a lembrar da pronúncia de muitas palavras de UMA sílaba que terminam em E. Em palavras de uma sílaba terminadas em VCE (Vogal-Consoante-E), essa VOGAL tem a pronúncia igual ao NOME dela mesma.
Por exemplo, Bake, Make, Shake, Late, Bike, Mike, Wife, Life, Phone, Bone, Stone, entre outras estão nessa categoria.
Para ilustrar:

De quebra, o E final é “mudo”. Ou seja, a palavra termina em som de consoante e, logo, têm uma sílaba só!
WOOHOO!!!

Antes de partir gostaria de lembrar que essas thumb rules são só pra dar uma idea geral e, claro, existem milhares de exceções.
Agora que você descobriu mais essa, comece a tentar adivinhar a pronúncia de outras palavras com a grafia VCE (Vogal-Consoante-E) e veja se ela se encaixa na thumb rule ou não. Use um bom dicionário pra tirar suas dúvidas e carry on learning!

See you next time!
Cheers!
Teacher Rod

1 Comments on “Características da língua #2 – Pronúncia”

  1. Pingback: Características da língua #6 – Consonant Clusters | Inglês para Brasileiros

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: