Minhas ferramentas favoritas #3

What’s up, everyone?

Já fazia um tempo que eu não falava sobre as ferramentas que eu acho interessantes e que podem lhe ajudar no desenvolvimento com o inglês. Eu tinha separado pra falar sobre o site News in Levels e, ao fazer minha pesquisa sobre o site, descobri que eles ampliaram para outros produtos/projetos e o site agora faz parte do grupo English in Levels. That’s great!

A homepage do site é bem clean – apesar dos anúncios – mas nada que um zoom na tela não melhore um pouco as coisas.

Homepage News in Levels

Se dermos um hover com o mouse em qualquer um dos dropdown menus dos níveis, você pode escolher o tema ou category das notícias. Assim, você pode ler algo de seu interesse, seja funny or sports.

Dropdown menu

Vamos, então, selecionar o Level 1 da notícia no topo: Reindeer in Finland. Antes de começar a ler, vamos procurar pistas pra nos informarmos sobre a notícia. Assim como um bom jornal, no site você têm uma foto ou ilustração que também nos informa sobre a notícia. Nesse caso, uma foto de alguns animais. Que animais são esses? Acertou quem disse reindeer! Na foto também conseguimos ver o habitat das reindeer e imagino que não seja um país tropical pois consigo ver neve na imagem. Apesar de não saber pronunciar a palavra reindeer e nunca ter visto neve na minha vida, consigo imaginar que seja uma notícia sobre animais em um país frio e distante do Brasil. Nesse caso, Finland.
Pronto! Agora temos bastante clues sobre o texto e podemos começar a leitura.

Exemplo de notícia de level 1

Por ser um site dedicado ao ensino da língua inglesa, todas as notícias são niveladas e re-estruturadas para facilitar o nosso trabalho enquanto learners. No level 1 vemos que o vocabulary é bem simples, assim como a grammar. Verbos no simples present e frases curtas, pra não confundir o learner.
Algumas palavras estão em negrito (bold) e são consideradas difficult words nesse nível. Assim, eles separam essas palavras ao final do texto pra dar o significado delas. Além disso, se você clicar nas palavras em azul, o site te redireciona para um “repositório” onde você tem acesso àquela palavra em outras notícias.

Exemplo de onde a palavra reindeer foi usada no site

But wait! There’s more!
Depois do texto, ainda têm um vídeo no YouTube onde uma pessoa lê a notícia pra você. Outro exercício extremamente valioso aqui. Listening and reading ao mesmo tempo pra aprender a pronúncia das palavras. That’s amazing!!! Claro que o pace da leitura também é nivelado e a maneira como a pessoa lê a notícia está longe de ser natural English ou natural speech, mas ainda assim é um exercício muito bom pra quem está no processo de aprendizado.

Assim que você estiver achando muito básico o level 1, tente o level 2 e volte nas notícias que você já leu pra recapitular e reforçar o aprendizado.

Outro exercício que você pode fazer é criar perguntas sobre o texto. Por exemplo, Where does it happen? What is the main idea? What are the reindeer doing? What is the problem? Who is trying to help? What is the solution? E por aí vai…

Espero que tenham gostado desse post!
Em breve, mais dicas e exercícios pra vocês. Inscreva-se no blog para receber as notificações.

Cheers!
Teacher Rod

3 Comments on “Minhas ferramentas favoritas #3”

  1. Pingback: Minhas ferramentas favoritas #4 | Inglês para Brasileiros

  2. Pingback: Como praticar mais inglês? – Minhas ferramentas favoritas #5 | Inglês para Brasileiros

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: