Características da língua #5 – Pronúncia

Welcome back, people!

Lembram do post passado sobre word stress? Então, têm muito mais coisa interessante pra se falar sobre pronúncia e, hoje, vamos build your awareness sobre os diferentes sons que existem no inglês.

Discuti, brevemente, o assunto dos sons de vogais e consoantes no inglês em outro post anterior e agora vamos ilustrar e ir um pouco mais além.

So, em português temos 5 vogais (A, E, I, O, U) que se expandem pra 7 fonemas (sons – A, Ê, É, I, Ô, Ó, U) e formam alguns ditongos e tritongos. Em inglês, as mesmas 5 vogais se expandem em 12 fonemas MAIS 8 ditongos, totalizando 20 sons diferentes! Too many, isn’t it? Vamos ilustrar com o print da tabela abaixo:

Tabela interativa do site englishclub.com

EITA! Agora o negócio ficou sério! Mas não nos assustemos – ainda. Esses são os símbolos que representam os diferentes sons em inglês britânico (BrE), ou a também chamada Received Pronunciation (The Queen’s English or BBC English).
Vogais – Para alguns sons curtos, /ɪ/, /ɒ/, /ə/, /ʊ/, temos o seu “equivalente” longo, /iː/, /ɔː/, /ɜː/, /uː/ e essa é maior diferença para nós, brasileiros, pois o português que falamos não diferencia vogais por serem “longas” ou “curtas”. Um exemplo bobo, mas que pode ajudar a ilustrar é falar “pêssego” ou “pêÊÊêssego”. Pra gente, nada muda, você só vai estar alongando uma sílaba, mas o significado da palavra é o mesmo. Já em inglês, falar peach é completamente diferente de falar pitch. A diferença entre as duas? /piːtʃ/ vs /pɪtʃ/ A primeira sendo a vogal mais longa e, a segunda a vogal mais curta. Quando duas palavras são semelhantes e se diferenciam por apenas um fonema (som – tanto vogais quanto consoantes) elas são consideradas minimal pairs , no jargão dos teachers.
Consoantes – Na parte de baixo da tabela temos os sons das consoantes. Nada muito diferente do português, mas alguns símbolos nos chamam a atenção, como /θ/ e /ð/. Ambos são a combinação das consoantes “th”, porém a diferença entre eles é que o /θ/ é considerado unvoiced, ou seja, não vibramos as cordas vocais pra fazer esse som. E o /ð/ é considerado voiced, ou seja, vibramos as cordas vocais pra fazer esse som. Ambos são produzidos quando colocamos a língua entre os dentes de cima e de baixo e sopramos ar pra fora da boca. Isso me lembra de quando eu era pequeno e tive que fazer tratamento fonoaudiólogo pra não ficar com essa “mania” de falar com a língua entre os dentes.
De uma maneira geral, as consoantes estão agrupadas em duplas de unvoiced (primeira fileira) e voiced (segunda fileira). Visite o site da tabela e faça o teste você mesmo pra ouvir as diferenças.
Voltando ao /θ/ e /ð/, como são sons que não existem em português, nós tendemos a substituí-los por sons próximos e que, obviamente, existem em nossa língua. Substituímos o /θ/ por /t/ ou /f/ e o /ð/ por /d/. Logo, palavras como three, think e third soam como tree, fink e turd. E mother soa como moder.

Mas teeeeeeeacher tenho que decorar essa tabela? JAMAIS! Estou aqui só exemplificando e ilustrando alguns dos gaps entre as línguas pra lhes mostrar que, às vezes, o motivo pelo qual temos o sotaque que temos ao usar inglês é porque os sons são diferentes (inexistentes até)! A culpa não é sua e muito menos do seu teacher! Certo?

Espero ter esclarecido alguns pontos pra vocês e, em breve, faço outro post sobre gaps com foco em vocabulary or grammar.

Aliás, alguém aí conhece um ou mais minimal pairs que existem em inglês e que podem ser, digamos, obscenos? hehehe

Não se esqueçam de se inscreverem no blog pra receber em primeira mão as novidades.

Take care, people. See you next time!

Teacher Rod

1 Comments on “Características da língua #5 – Pronúncia”

  1. Pingback: Características da língua #6 – Consonant Clusters | Inglês para Brasileiros

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: