Aprendendo inglês – Minha experiência #4

Salutations!

No post de hoje vou relembrar algumas situações interessantes que me ajudaram a melhorar meu listening durante meu tempo em Londres e como eu aplico isso em sala de aula, quando possível.

50+ kostenlose Mp3-Player und Mp3 Player-Bilder - Pixabay
Modelo mais ou menos parecido com o que era state-of-the-art na época

Acho que já deixei bem claro o quanto gosto da internet e do YouTube quando o assunto é aprender alguma coisa, principalmente inglês. Mas tinha uma coisa que eu fazia muito na época do intercâmbio – ouvir música.
Naquela época (2012) não existia Spotify nem Earbuds ou Airpods, mas tinha aquele bom e velho fone de ouvido que sempre dava nó dentro do bolso da calça. O esquema era ter um celular com alguma memória, ou um MP3 player! Old school!

O mais importante é que tanto o player como os phones de ouvido nos davam um poder incrível de eavesdrop. Como assim?! Escutar a conversa alheia sem permissão do outro?! Bom, não é nada absurdo. Digamos que você está em um ônibus em Londres – ou qualquer outra cidade fora do Brasil – e dois adolescentes estão conversando (geralmente em voz muito alta) sobre os problemas da vida. Com os fones de ouvido você meio que ganha a permissão de escutar a conversa, sem se sentir mal! Você diminui o volume da música e vai tentando entender o que está acontecendo na conversa. Eu sei, é uma coisa muito feia de se fazer, mas ajuda a gente a desenvolver o listening em ambientes barulhentos e com muita distração ou ruído na comunicação.

Em uma das ocasiões, eu estava voltando de underground/tube do centro da cidade pro bairro onde eu morava e foquei em um grupo de 4 pessoas que estava na minha frente. A viagem era de uns 35 minutos e vez ou outra eu pegava uma palavra que eles usavam. Um deles desceu e rolou um “bye. See ya!”. Pensei, “beleza” eles estão definitely falando inglês. Aí o papo continuou, mas eu parei de entender o que estava acontecendo. Completamente. Eu estava perdido na conversa. Até que em uma das paradas, um deles saiu e disse “Até amanhã”, em bom e claro português de Portugal! Holy Sh*t! Meu ouvido estava calibradíssimo pro inglês e nem se tocou que a conversa era em outra língua…

Claro que hoje em dia é mais difícil fazer isso, uma vez que os smartphones nos distraem muito mais do que a pessoa ao lado, e ouvir música e podcast durante o seu commuting é muito mais tentador do que socializar… Mas, hey, é uma boa ideia.

Já em sala de aula, durante uma atividade de listening, reading mas, principalmente, de speaking eu costumo colocar uma música de fundo ou ligar um ventilador em sala pra fazer barulho e, assim, forçar/treinar o ouvido dos alunos. Como se fosse uma situação “normal” de conversa. Seja na rua, dentro do bus, ou em um bar/balada. Alguns alunos curtem, outros preferem ficar sem ruído nenhum, mas aí a gente dança conforme a música e tenta agradar todo mundo em sala. =)

Esse foi o momento sharing my own experience de hoje.
Se você já teve a oportunidade de sair do Brasil, você também mandou um eavesdrop?
Vou deixar uns botões para doação e writing feedback aqui em baixo. Fique à vontade pra doar ou contratar os serviços de feedback.

See you next time!
Cheers
Teacher Rod

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: