Fluência no inglês

Welcome back!

Imagine a seguinte situação: Você está fazendo um curso de inglês, seja no Brasil ou no exterior, em qualquer nível – básico, intermediário ou avançado, ou qualquer outra denominação que sua escola siga ou dê pros níveis. Aí você tem uma meta de vida nesse curso: Se tornar fluente em inglês!

Vou te dar uma boa notícia. Você pode já ser fluente em inglês e não tá ligado ainda.

Quê?! Pois é… Alguns alunos (e potenciais alunos de inglês) acham que fluência em inglês é o último nível de um curso, depois do inglês avançado. Porém, muitos alunos são fluentes em inglês desde o elementary level.
Vamos ver esse vídeo que ilustra uma entrevista de IELTS que resulta em um score 4.0, ou seja, um aluno de elementary ou pre-intermediate:

Inglês fluente mas nota baixa no IELTS

O que é fluência em inglês?

E aí? O que você achou? Eu achei que faltou um pouquinho de fluency, mas faltou bastante accuracy. Mas teeeeeeeeacher como assim? Pra simplificar, fluency (fluência em inglês) é o quanto a gente consegue “comunicar” nossas ideias e, accuracy (precisão) é o “quão corretamente” usamos a língua como, por exemplo, uso de estrutura gramatical, vocabulário adequado, formalidade, contexto, etc.

Quando participamos do treinamento pra dar aulas de inglês, somos introduzidos ao mundo do Communicative language teaching (CLT), que é um approach de ensino focado mais na comunicação, na fluência, (fluency) do que no uso correto da língua (accuracy). E esse approach vêm sendo utilizado pela maioria esmagadora das escolas mundo afora e editoras de material didático também! Escolas de inglês no Brasil usam esse método e escolas de inglês na Nova Zelândia também usam esse método.

Sempre eu digo pros meus alunos do pre-intermediate ficarem tranquilos pois eles já são fluentes em inglês, e falo isso com base no CLT. Agora, o que realmente falta pros alunos desse nível talvez seja um pouco de conhecimento de ferramentas da língua pra ajudá-los a se expressarem melhor em assuntos que eles conhecem pouco ou uma palavra aqui ou ali que lhes ajudem a enfatizar seus sentimentos em relação ao interlocutor.

Outra coisa que acontece muito com os alunos é que eles perdem a auto-confiança conforme melhoram o nível do inglês. Nunca fui atrás pra ver se já fizeram alguma pesquisa sobre o assunto, mas o fato de nos tornarmos aware das estruturas e nuances da língua, talvez nos deixe um pouco “com medo” de errar. Ou seja, quanto mais a gente sabe sobre inglês, mais a gente fica “com medo” de errar.

Quer falar inglês fluente? Procure um professor particular ou aulas de inglês, não se preocupem tanto com as palavras que você está usando ou grammar, tente usar frases simples que façam com que o seu interlocutor lhe entenda. Aulas online tem ajudado um monte e podem ser mais baratas do que as opções presenciais.
Outra coisa importante em uma conversa em inglês é a body language (linguagem corporal), mas tomem cuidado com os gestos – eles podem ter significados diferentes em outros países.

Atividade extra grátis

Vamos fazer um exercício de homework? Leia as perguntas, assista o vídeo – pause se necessário – e responda as perguntas abaixo:

  • O quê foi perguntado? E o que foi respondido?
  • Qual resposta você daria?
  • Você acrescentaria mais informação?
  • Você acha que é bom ser “monossilábico” em um teste de fluência?

Deixe sua resposta nos comentários!

Espero que tenham gostado do conteúdo e inscrevam-se para receberem mais dicas para aprender inglês como essa e muito mais!

E ah, se quiserem fazer doações ou receber um writing feedback é só clicar nos botões abaixo.

Thanks again and see you next time!
Cheers!
Teacher Rod

5 Comments on “Fluência no inglês”

  1. Pingback: Minha experiência #6 – Falando ao telefone | Inglês para Brasileiros

  2. Pingback: Minha experiência #9 – Estou satisfeito com meu aprendizado? | Inglês para Brasileiros

  3. Pingback: Por onde começar aprender inglês? | Inglês para Brasileiros

  4. Pingback: 4 Mitos sobre intercâmbio e imersão | Inglês para Brasileiros

  5. Pingback: Aula de inglês grátis 07 – Formula 1 Crash Safety | Inglês para Brasileiros

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: