Características da língua #10 – Linking words

Hey, hey, hey!

Sabe quando você está numa aula de inglês, fazendo uma atividade de listening e ao final do áudio ou vídeo você não conseguiu entender quase nada? Sabe quando você assiste um filme com legendas em inglês e alguém diz “Doniu uana gou?” e na legenda está escrito Don’t you want to go? Muito confusing, right? Isso, meus amigos, é chamado de linkage e é uma característica essencial da língua inglesa. Assim como em português, juntamos o final de algumas palavras com o início da próxima pra facilitar a nossa vida na hora de falar. Quando nos deparamos com essa barreira durante uma conversa com um native speaker, a frustração bate e bate também um desespero e uma vontade de sair correndo!

Mas estamos aqui para ilustrar com exemplos e ajudar vocês a perceberem essa característica (become aware), fazendo com que seu listening e seu speaking skills fiquem muito bons! Vamos usar o seguinte exemplo:

Can I have a bit of egg?
/kə-naɪ-hə-və-bɪ-tə-vɛg/

What?! Acontece que as consoantes finais de algumas palavras se juntaram, fizeram um link com as vogais das próximas palavras!!!

Lembrando que o “e” do verbo have é mudo, por isso foi cortado da imagem acima. Mas isso não é tudo. Também temos o caso de vogais se juntando. Por exemplo:

They all buy at the arcade.
/ðeɪ jɔːl baɪ jət ði jɑːˈkeɪd/
They yall buy yat the yarcade.

O que acontece aqui não é somente um link, mas também um som aparece DO NADA entre as vogais. Chamamos isso de intrusive sound e, nesse caso, é um som de “y” (representado pelo símbolo /j/) que aparece entre as palavras. Abaixo, outro exemplo de um intrusive sound, o /w/:

You all go out too often.
/jʊ wɔːl gəʊ waʊt tuː wˈɒf(ə)n/
You wall go wout too woften.

Great! Agora que sabemos que isso acontece em inglês, que tal uns exercícios? No áudio abaixo, tente digitar/escrever cada uma das perguntas (6 no total) e, ao final do exercício, escute o áudio novamente para tentar encontrar os links entre palavras. A resposta estará no arquivo para download!

Awesome stuff guys! Espero que tenham gostado dessa atividade e que isso também tenha ajudado no seu listening and speaking skills!
Em breve, vamos tocar no assunto weak forms e sentence stress que também estão ligados ao assunto deste post.

Não se esqueça de se inscrever no blog para receber notificações dos próximos posts.

Thank you again and see you next time!
Cheers,
Teacher Rod

3 Comments on “Características da língua #10 – Linking words”

  1. Pingback: Características da língua #11 – Weak sound and Sentence Stress | Inglês para Brasileiros

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: