Características da língua #12 – Verbs for rules

Greetings!

Let’s talk about rules, mas não regras gramaticais, mas palavras que expressam a ideia de regras em uma frase. Eu sou muito fã de corrida de rua e digamos que você também goste de correr e esteja se preparando para uma maratona. Separamos algumas rules pra lhe ajudar no processo:

You can do this!

Como podemos ver na imagem, as frases têm uma ou duas palavrinhas extras entre o Subject e o Main Verb. Essa palavras são chamadas Modal Verbs e podem expressar obligation, permission, prohibition e no obligation. Ao longo de um curso de inglês, esses modal verbs vão aparecer muitas vezes e com usos diferentes e isso pode confundir muito a gente enquanto fazemos parte do processo. Por isso, ensinamos os modal verbs em pequenos grupos e vamos incorporando outros modals e usos diferentes ao longo do curso.

Uso

Para dizer que alguma é obrigatória, usamos must e have to:

  • You must start training six months before the race.
    • Posso começar a treinar uma semana antes da corrida? Não!
    • Posso correr sem treinar? Não!
  • You have to plan a training programme and train every week.
    • Posso correr sem planejar antes? Não!
    • Posso treinar semana sim, semana não? Não!

Para dizer que alguma coisa é permitida, usamos can:

  • You can take the day off.
    • Posso pegar o dia inteiro de folga? Sim!
    • Posso pegar somente a manhã de folga? Sim!
    • Posso escolher não pegar folga? Sim!

Para dizer que alguma coisa não é obrigatória mas permitida, usamos don’t have to:

  • You don’t have to train every day.
    • Posso treinar dia sim, dia não? Sim!
    • Posso treinar todos os dias? Sim!

Para dizer que alguma coisa não é permitida (ou que seja proibida), usamos can’t ou mustn’t:

  • You mustn’t run if you feel pain.
    • Se eu sentir um pouco de dor, posso correr? Não!
    • Mesmo um pouquinho de nada? Mesmo um pouquinho de nada
  • You can’t run long distances without lots of water.
    • Posso correr longas distâncias sem tomar água? Não!
    • Posso correr longas distâncias com um pouquinho de água? Não!

Forma

Basicamente, a forma (estrutura) e uma frase segue a seguinte ilustração:

Quando usamos must, mustn’t, can e can’t, eles não mudam de forma (para he, she or it) e não usamos do, does or did pra fazer perguntas e negatives:

Negative and question forms (must/can)

Também é possível fazer perguntas com Must, mas não é muito comum…

Quando usamos have to and don’t have to eles mudam de forma (para he, she or it) e usam do, does or did pra fazer perguntas e negatives:

Negative and question forms (have to)

Well, that’s not too hard!
Os erros mais frequentes que aparecem durante a correção de exercícios ou durante uma atividade de speaking é usar a forma errada, geralmente usando o ‘to’ antes do main verb, ou flexionar o main verb quando usamos he, she or it. Por exemplo:

  • You must to train every day. Forma correta: You must train every day.
  • She must trains every day. Forma correta: She must train every day.

Em relação ao uso desses modal verbs, alguns alunos tendem a usar o mustn’t no lugar do don’t have to quando querem expressar não obrigação. Por exemplo:

  • In Brazil, you mustn’t vote if you are 16 years old. Uso correto: In Brazil, you don’t have to vote if you are 16 years old.

Bom, agora é a sua vez de testar sua memória. Faça os exercícios abaixo e confira as respostas no arquivo para download.

E aí, como você se saiu? Se você acertou 9 ou 10 você é um TOP STUDENT! Se acertou menos, você também é um TOP STUDENT! Porque você está, ao menos, tentando aprender algo novo. =)

Não desanime e não se desespere se esse assunto é difícil ou se não faz sentido pra você. Deixe suas dúvidas nos comentários e eu vou fazer de tudo para lhe ajudar.


Pode não ser tão descomplicado aprender inglês mas, com certeza, não precisamos gastar rios de dinheiro para aprender inglês. Faça o download da nossa apostila grátis para aprender inglês sozinho e comece a sua jornada desde o inglês básico até o inglês avançado! Temos também os volumes 2 e 3 (vocabulário) da apostila de inglês grátis!

Se quiser conversar com alguém para fazer intercâmbio ou estudar inglês fora do Brasil, mande uma mensagem que vou tentar lhe ajudar a encontrar a pessoa certa pra você!

Inscrevam-se no blog pra receber notificações de quando material novo for “ao ar”.

Thank you again and see you next time!
Cheers,
Teacher Rod

1 Comments on “Características da língua #12 – Verbs for rules”

  1. Pingback: Características da língua #13 – Verbs for rules and recommendations | Inglês para Brasileiros

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: