Minha experiência #9 – Estou satisfeito com meu aprendizado?

G’day!

Dias atrás eu azucrinei meus contatos no Facebook e no Instagram pra saber mais sobre a jornada deles em inglês pedindo que respondessem um pequeno questionário. Gostaria de agradecer todos os amigos que se dedicaram a responder pois a informação coletada vai ajudar muito no desenvolvimento de blog.

Agora, eu não sou pesquisador por profissão, mas acho que toda pesquisa de que lida com público deve ser levada levada muito à sério. O meu objetivo com essa pesquisa era entender como o aluno se sentia após terminar o curso e tentar entender quais fatores os fizeram chegar à essa resposta.
Alguns dos participantes foram meus alunos aqui na Nova Zelândia, outros foram meus alunos no Brasil, outros são amigos ou parentes que estudaram ou estudam inglês.

Pra começar o questionário, eu queria entender onde os participantes começaram os estudos formais de inglês e a maioria esmagadora começou em uma escola de inglês no Brasil ou na escola “normal”, enquanto dois participantes começaram com professores particulares e somente um participante começou fora do Brasil.

Pergunta 1

Em seguida, eu queria saber em qual nível os participantes começaram os seus respectivos cursos. A grande maioria começou do Básico ou Pré-intermediário, dois não se lembram ou não sabem e dois começaram do Intermediário e do avançado – o que foi uma boa surpresa pra mim. Vale notar que nenhum participante começou do Pós-intermediário (Upper-Intermediate).

Pergunta 2

A pergunta seguinte estava relacionada à anterior e o participante poderia escolher mais de uma resposta. Vale ressaltar que não incluí listening nas respostas, mas dois dos participantes disseram que era uma skill importante a ser desenvolvida. Enquanto que grammar e speaking foram as mais votadas, sendo escolhidas 13 e 15 vezes respectivamente. Também acho que é importante ressaltar que nenhum dos participantes sequer mencionou reading como uma skill a ser melhorada.

Pergunta 3

Na sequência, gostaria de saber em qual nível o participante “terminou” a jornada dele. Para a minha surpresa, a grande maioria acabou por progredir muito bem e chegou até os níveis mais avançados. Considero Intermediate, Upper-Intermediate and Advanced sendo mais avançados, visto que demora mais pro aluno sair do Intermediate ou Upper-Intermediate, do que sair do Basic, Elementary ou Pre-Intermadiate. Acredito que não seja possível “terminar” uma jornada de estudos em uma língua, mas que seja possível terminar um curso. Conheço pessoas que eram proficientes em línguas estrangeiras, mas que perderam quase que todo o progresso por não praticar, ou perder contato com o idioma.

Pergunta 4

Em contraste com a pergunta sobre o que os participantes achavam que tinham que melhorar no início dos cursos, gostaria de saber se essa ideia mudou durante a trajetória de aprendizado deles. O que me chamou a atenção foi que speaking continuou à frente de todas as outras skills, mas que grammar and vocabulary caíram um pouco de prioridade. E, de fato, é o que percebemos enquanto professores. Os alunos começam achando que grammar and vocabulary são os mais importantes fatores (ou um dos mais), mas percebem que conseguem se comunicar bem, apesar de não ser accurate todo o tempo. Falei sobre isso em um post passado. Enquanto que o reading continuou fora da lista. One can only wonder why…

Pergunta 5

Abaixo, a pergunta principal do questionário. O meu “desejo” era saber se o participante estava satisfeito com o seu desempenho. Em uma escala de 1 a 5 de satisfação, sendo 1 mais insatisfeito e 5 mais satisfeito, o participante escolhia somente um número e, na pergunta seguinte, dizia o porquê de ter escolhido tal grau de satisfação. Listei alguns motivos que o participante poderia relacionar ao seu comentário e, para minha surpresa, a grande maioria estava satisfeita com seu próprio desempenho. Alguns dos fatores que levaram os participantes a responder positivamente nessa pergunta vão desde o aperfeiçoamento de todas as skills, experiência positiva em sala de aula, grupo com objetivo em comum, atividades que faziam parte das aulas, até imersão em outro país.
Poucos participantes mencionaram o material como ponto positivo ou negativo. Alguns participantes relataram que os cursos não foram úteis para situações do cotidiano ou que eles não praticaram o suficiente fora de sala.

Pergunta 6

E assim chegamos ao final desse experimento social! Gostaria de ressaltar que a metodologia aplicada nessa pesquisa foi baseada inteiramente em minha experiência própria e na curiosidade que eu tinha à respeito de como um ex-aluno se sente depois de terminar seu curso e o quê o deixou mais satisfeito ou insatisfeito em sua jornada. Senti que algumas perguntas não atingiram 100% dos meus interesses, mas valeu o aprendizado. E quero, mais uma vez, agradecer os amigos que responderam o questionário. Valeu mesmo!!! =)

Vou utilizar esses dados para desenvolver posts aqui no blog e melhorar a dinâmica de minhas próprias aulas daqui pra frente!

Inscreva-se no blog para não perder nenhum post novo.

See you next time
Cheers,
Teacher Rod

1 Comments on “Minha experiência #9 – Estou satisfeito com meu aprendizado?”

  1. Pingback: Como praticar mais inglês? – Minhas ferramentas favoritas #5 | Inglês para Brasileiros

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: