Pra que aprender inglês? Parte 02

G’day, TOP STUDENTS!

Em um post anterior, conversamos sobre algumas finalidades e objetivos que as pessoas tem ao aprender inglês. Falamos sobre empoderamento, sobre independência e a busca de um futuro melhor. Vamos, então, dar uma esticada no assunto “futuro melhor” dando alguns exemplos das histórias que eu tive contato ao decorrer da minha carreira de professor e da minha vida fora do Brasil.

Inglês básico

Se você tem inglês básico, você provavelmente sabe usar frases simples e consegue falar sobre o que você gosta e o que não gosta com facilidade, e isso é o que se espera do “outcome” de um aluno que terminou um curso de 4 a 6 semanas no elementary level of English. Você consegue, com facilidade usar:

  • I like this
  • I don’t like that (uso de pronomes demonstrativos – this, these, that e those)
  • My job is good (uso de adjetivos simples – good, bad, sad, happy, tired, hungry, etc)
  • She is a beautiful girl (descrever pessoas usando adjetivos simples – long hair, tall, handsome, etc)
  • I’m very good at my job (uso de intensifier adverbs como very)
  • I work at a restaurant (uso de algumas prepositions e falar sobre onde você trabalha)
  • I go to work by bus (uso de present simple para falar de hábitos e prepositions para meios de transporte)
  • Do this. Don’t do that. (uso de imperativos simples – Run! Go! Sit! Stay!, etc)

Entre muitas outras estruturas da língua e, mais importante, funcionalidades do inglês. Por exemplo, aprendemos bem cedo em cursos de inglês a sermos educados e usar please, thank you, I’d like, excuse me e, por isso, sermos elogiados pela qualidade do nosso inglês quando falamos com nativos!

Ter inglês básico abre nossas portas mundo afora para trabalharmos em restaurantes (dentro e fora da cozinha), lava-carros, festas e eventos (shows, casamentos, etc), navios de cruzeiro, oficinas mecânicas, obras, cafeterias (baristas), supermercados, dirigir carros, fazer limpeza de escritórios ou casas. Se você souber de outros trabalhos que são possíveis de fazer tendo inglês básico, deixe um comentário no post! =)

Esses trabalhos podem parecer fora da nossa realidade quando moramos no Brasil mas, quando estamos fora e precisamos pagar as contas, nossa capacidade de nos adaptarmos aparece e fazemos o nosso melhor! Aqui na Nova Zelândia sempre escuto de empregadores que os brasileiros são os melhores em termos de trabalhar rápido e eficientemente quando comparados com os locais e outros estrangeiros.

Ganhar em moeda mais forte que o Real também ajuda e nos dá um certo incentivo ao fazer esses trabalhos mais pesados. Por exemplo, tive um aluno muitos anos atrás que estava aprendendo inglês para trabalhar em navios de cruzeiro porque a irmã dele estava trabalhando fazia algumas temporadas e conseguiu guardar dinheiro suficiente para comprar um apartamento em 2 anos. Tive uma conversa com ela sobre isso e quase apliquei pra uma vaga em um navio, mas o prospecto de ficar em alto mar por 8 meses de deixou meio apreensivo.

Outra experiência que tive contato foi uma ex-aluna que veio para a Nova Zelândia para um curso intensivo de inglês 6 meses, acabou gostando do país, ficou feliz com o emprego de diarista que tinha e acabou conseguindo um contrato permanente na empresa. Detalhe que ela nunca saiu do pre-intermediate nesses 6 meses e, pra ela, estava tudo bem, pois o objetivo dela daquele momento tinha sido alcançado.

Um “futuro melhor” pode ser bem subjetivo, mas muita gente acredita que ele está fora do Brasil, longe da violência do dia-a-dia, ou longe da dificuldade que é de se encontrar um emprego que pague bem, ou qualquer outro motivo. Independentemente do motivo, nem sempre é necessário ter inglês avançado para se encontrar o que está procurando.

E nem sempre é preciso investir rios de dinheiro para aprender inglês. Faça o download da nossa apostila grátis para aprender inglês sozinho e comece a sua jornada desde o inglês básico até o inglês avançado!

Se quiser conversar com alguém para fazer intercâmbio ou estudar inglês fora do Brasil, mande uma mensagem que vou tentar lhe ajudar a encontrar a pessoa certa pra você!

Espero que o post tenha sido útil para você(s).

Não se esqueça de se inscrever no blog para não perder os próximos posts.

See you next time
Cheers!
Teacher Rod

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: