Inglês do zero ao avançado – Resultados esperados

G’day, TOP Students!

Querem saber o que é necessário aprender para sair do ZERO ao AVANÇADO em inglês? Você veio ao lugar certo!
Esse poste vai ser uma tentativa de esclarecer quais os resultados esperados para cada nível e skills e, num futuro não muito distante, queremos trazer pra vocês um diagrama, organograma, fluxograma, sei lá como chama isso pra que você possa visualizar onde você está na “escala” do aprendizado do inglês.

Como o assunto é bem extenso, vamos dar ênfase nos níveis A1 e A2, Elementary e Pre-Intermediate do inglês.

Resultados a serem obtidos

A1 – “Elementary”

A1 é o nível mais baixo do CEFR onde o aluno consegue interagir de maneira simples, perguntando e respondendo coisas sobre si, de onde vem, sobre pessoas que conhece e coisas que ele possui. Assuntos que o aluno domina em sua primeira língua são mais comuns por ele não ter que se esforçar muito para produzir frases organizadas. O aluno também tem a capacidade de se apresentar e conversar sobre assuntos simples desde que o interlocutor fale um pouco devagar e de maneira clara.

Listening – Receptive skill

Alunos desse nível conseguem entender discursos simples e padrões da língua que sejam lentamente produzidos com frases e palavras familiares e que sejam reproduzidos clara e lentamente. Repetições são geralmente necessárias para clarificar o entendimento do que foi dito.

Reading – Receptive skill

Alunos conseguem absorver textos curtos e simples, como de placas de sinalização, posters, catálogos entre outros, conseguindo entender a ideia geral de um texto com a ajuda de imagens e palavras comuns.

Speaking – Productive skill

Falar nesse nível exige muito esforço e pausas. Geralmente o interlocutor repete o que foi dito para que o aluno entenda a pronúncia e reformule a frase. A produção da fala é muito limitada aos assuntos conhecidos e familiares ao aluno. Há controle de poucas expressões e palavras como, por exemplo, “yes”, “thank you”, “please”, “sorry”, etc. Uso de conectores “but” e “and” são muito populares nesse nível.

Writing – Productive skill

A produção de textos nesse nível basicamente se resume a escrever cartões postais com mensagens curtas. O aluno está apto a preencher formulários de hotéis ou outro tipo de acomodação com seus dados pessoais.

A2 – “Pre-Intermediate”

Nesse nível o aluno já está apto a interagir socialmente de maneira mais funcional. O uso de linguagem formal é mais natural e assuntos como o noticiário (current affairs) começam a surgir aqui. O aluno ainda produz frases curtas e simples, mas conseguem combinar um passeio, fazer compras em lojas, abrir contas em bancos, dar instruções de como chegar em um lugar e comprar ingressos em cinemas ou casas de show.

Listening – Receptive skill

Alunos desse nível já começam a entender a ideia central de anúncios em estações de trem e aeroportos, expandem o entendimento em assuntos que têm mais domínio e são familiares, mas também conseguem entender um pouco mais da geografia (north, south, east, west) e questões de emprego.

Reading – Receptive skill

Alunos conseguem absorver textos curtos e simples, expandindo para anúncios de publicidade, catálogos e tabelas de horário (de trem, ônibus, aviões e etc), conseguindo entender a ideia geral de um texto com a ajuda de imagens, e palavras comuns e coisas relacionadas aos seu empregos, transporte que normalmente usam e restaurantes (ou bares) que geralmente frequentam.

Speaking – Productive skill

A fala nesse nível já é um pouco mais natural e os aluno começam a produzir mais em assuntos familiares, falam sobre seus empregos, vida pessoal, condições de vida, educação, etc. Porém, não possuem habilidade de levar uma conversa e necessitam de outras pessoas para que a conversa dure mais. Geralmente sofrem para se comunicar quando o assunto não é familiar, alguns erros gramaticais ocorrem, porém a comunicação começa a ser mais clara nesse nível.

Writing – Productive skill

A escrita continua sendo curta e básica, mas há a introdução do conector “because” e o aluno é capaz de escrever uma carta de agradecimento ou de desculpas, escrever sobre algo que ele gosta ou não gosta, e de experiências pessoais e profissionais também.

Receptive vs Productive skills

As Receptive skills são as skills onde o aluno vai “receber” informação. É o caso de Listening and Reading.
Já as Productive skills são aquelas onde o aluno vai “produzir” informação. É o aso de Speaking and Writing.

No próximo post, vamos apresentar os resultados esperados para alunos dos níveis B1 e B2 – Intermediate e Upper-Intermediate. Assim, você poderá saber certinho onde você está e para onde deverá ir na sua jornada de aprender inglês.
Lembrando que a fluência no inglês começa a aparecer nessas explicações sobre os resultados esperados com as Productive skills. Termos como “usar a língua mais naturalmente” ou “facilidade de se expressar em determinadas situações” são usados para definir a fluência em inglês. Faça um teste para você ver o quão fácil é se expressar em situações familiares e compare com tentar se expressar em assuntos ou situações que você não domina muito.


Pode não ser tão descomplicado aprender inglês mas, com certeza, não precisamos gastar rios de dinheiro para aprender inglês. Faça o download da nossa apostila grátis para aprender inglês sozinho e comece a sua jornada desde o inglês básico até o inglês avançado! Temos também os volumes 2 e 3 (vocabulário) da apostila de inglês grátis!

Se quiser conversar com alguém para fazer intercâmbio ou estudar inglês fora do Brasil, mande uma mensagem que vou tentar lhe ajudar a encontrar a pessoa certa pra você!

Espero que o post tenha sido útil para você(s).

Não se esqueça de se inscrever no blog para não perder os próximos posts.

See you next time
Cheers!
Teacher Rod

1 Comments on “Inglês do zero ao avançado – Resultados esperados”

  1. Pingback: Aula grátis de inglês 10 – Qual o correto? Governation ou Government? | Inglês para Brasileiros

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: