Inglês do zero ao avançado – Resultados esperados (parte 2)

G’day, TOP Students!

Quer saber o que é necessário aprender para sair do ZERO ao AVANÇADO em inglês? Você veio ao lugar certo!
Esse poste vai ser uma tentativa de esclarecer quais os resultados esperados para cada nível e skills e, num futuro não muito distante, queremos trazer pra vocês um diagrama, organograma, fluxograma, sei lá como chama isso pra que você possa visualizar onde você está na “escala” do aprendizado do inglês.

Já falamos sobre os níveis A1 (Elementary) e A2 (Pre-Intermediate) e, no post de hoje, trouxemos os níveis B1 (Intermediate) e B2 (Upper- Intermediate).

Resultados a serem obtidos

B1 – “Intermediate”

B1 (ver tabela do CEFR) é um bom nível de inglês onde o aluno consegue interagir com um pouco mais de complexidade em diversos assuntos, desde que o interlocutor use inglês menos coloquial. O aluno desse nível consegue manter uma boa discussão e argumentos por um tempo mais longo, mas pode precisar fazer pausas mais longas para encontrar as palavras “certas” em determinadas ocasiões de fala “livre”. Também é característica desse nível a não necessidade de se preparar para falar. Ou melhor, o aluno está mais preparado para lidar com situações não planejadas.

Listening – Receptive skill

Assuntos familiares como trabalho, escola, passatempo, etc, são facilmente compreendidos por esse aluno e a compreensão de assuntos do dia-a-dia na televisão é possível, tendo em vista a cadência da fala nesse meio ser mais devagar e clara. Filmes e séries em inglês passam a ser mais e mais fáceis de se compreender, mesmo que sem legendas (ou com legendas em inglês).

Reading – Receptive skill

Alunos do Intermediate level conseguem entender textos sobre notícias relacionadas aos seus interesses, pois encontra-se mais linguagem cotidiana nesses textos, e algumas matérias de jornais tornam-se mais claras, porém, em assuntos relevantes ao aluno.

Speaking – Productive skill

Ao chegar no intermediate level, o aluno consegue explorar uma linguagem mais ampla, porém simples, principalmente em situações de viagens e conseguem produzir fala de forma compreensível em tópicos como “experiências de vida”, “acontecimentos”, “sonhos”, “ambições”, e podem produzir conteúdo breve quando estão dando razões e explicações sobre suas opiniões e planos. Nesse nível, os alunos conseguem narrar uma história ou contar sobre um filme e seu enredo principal.

Writing – Productive skill

Escrever pode ser um pouco simples ainda, mas o aluno estará apto a escrever sobre acontecimentos, experiências e dar suas impressões sobre determinado filme, livro, passeio, etc.

B2 – “Upper-Intermediate”

No upper-intermediate, o aluno deverá focar em “argumentos efetivos” para poder sustentar suas opiniões em discussões e conversas, dando explicações relevantes em seus comentários. Falar sobre vantagens e desvantagens, dando seu ponto de vista, e falar sobre os pontos fortes e fracos de determinado assunto. A linguagem informal estará bem presente em assuntos do dia-a-dia e familiares ao aluno, e a compreensão de uma conversa é possível até mesmo em ambientes com muito ruído (ou barulho mesmo) ao fundo. O mais interessante aqui – em minha opinião – é o “language awareness“, ou “entendimento sobre a língua” que o aluno desenvolve, sendo capaz de se auto-corrigir e perceber mais o mundo ao seu redor, pegando conversas “alheias” e passando a ter mais naturalidade ao viver em um lugar onde se fala inglês como primeira língua.

Listening – Receptive skill

Quando expostos à língua em velocidade “normal”, um aluno desse nível consegue absorver a grande maioria do que está sendo falado, sendo possível acompanhar aulas de universidades com certa facilidade, bem como filmes e séries.

Reading – Receptive skill

A compreensão de texto no upper-intermediate level é muito maior, sendo possível para o aluno identificar o tom do autor e adaptar o ritmo de leitura para absorver diferentes estilos de escrita. O aluno também consegue identificar o ponto-de-vista do autor, opiniões e outras pequenas nuances.

Speaking – Productive skill

Conversar com falantes nativos do inglês é muito mais fácil do que para alunos de níveis mais “baixos”, e o aluno consegue interagir dando argumentos e explicações relevantes em assuntos familiares. Quando o assunto é de interesse do aluno, ele consegue dar mais detalhes, explicações e consegue descrever melhor o que está sendo dito usando, inclusive, exemplos relevantes. Porém, no upper-intermediate level os alunos têm capacidade de se expressar em diversos assuntos, mesmo aqueles que eles não dominam muito.

Writing – Productive skill

Alunos desse nível conseguem dar mais detalhes e usar estruturas mais complexas, escrevendo mais claramente e detalhadamente sobre uma grande variedade de assuntos. O aluno está apto a escrever relatórios e redações acadêmicas, separando as vantagens e desvantagens e dar sua opinião de forma clara.

Receptive vs Productive skills

As Receptive skills são as skills onde o aluno vai “receber” informação. É o caso de Listening and Reading.
Já as Productive skills são aquelas onde o aluno vai “produzir” informação. É o aso de Speaking and Writing.

Lembrando que a fluência no inglês começa a aparecer nessas explicações sobre os resultados esperados com as Productive skills. Termos como “usar a língua mais naturalmente” ou “facilidade de se expressar em determinadas situações” são usados para definir a fluência em inglês. Faça um teste para você ver o quão fácil é se expressar em situações familiares e compare com tentar se expressar em assuntos ou situações que você não domina muito.


Pode não ser tão descomplicado aprender inglês mas, com certeza, não precisamos gastar rios de dinheiro para aprender inglês. Faça o download da nossa apostila grátis para aprender inglês sozinho e comece a sua jornada desde o inglês básico até o inglês avançado! Temos também os volumes 2 e 3 (vocabulário) da apostila de inglês grátis!

Se quiser conversar com alguém para fazer intercâmbio ou estudar inglês fora do Brasil, mande uma mensagem que vou tentar lhe ajudar a encontrar a pessoa certa pra você!

Espero que o post tenha sido útil para você(s).

Não se esqueça de se inscrever no blog para não perder os próximos posts.

See you next time
Cheers!
Teacher Rod

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: