5 motivos para NÃO aprender inglês

G’day, TOP STUDENTS!

Ao longo dos meus anos dando aulas de inglês sempre tive alunos (jovens e menos jovens) que pareciam se arrastar para as aulas. Fossem elas particulares, online, em grupo, ou até fora do Brasil. E, conversando com muitos ex-alunos e alunos em potencial, percebi que algumas pessoas não se encaixam mesmo no grupo de alunos “interessados”. Vou forçar alguém a gostar de inglês? Jamais! Quero mais que essas pessoas sejam felizes. =)
Assim, criei uma listinha de possíveis motivos pelos quais as pessoas não deveriam procurar por aulas de inglês.

1 – Você não precisa usar inglês

Você vai ao trabalho todos os dias e está satisfeito com seu desempenho? Faz exercícios físicos regularmente? Toma litros e mais litros de água todos os dias? Nunca perdeu uma oportunidade de viajar com tudo pago pra fazer um curso nos EUA por não ter inglês suficiente? Nunca precisou ler um artigo em inglês e nunca precisou fazer uma reunião em inglês? Não está buscando uma oportunidade fora do Brasil ou em uma multinacional? Não está querendo fazer um curso na sua área em um país (ou instituição internacional de renome)? Não precisa se atualizar profissionalmente nas tendências internacionais dentro da sua área de atuação? Não precisa buscar um fornecedor de matéria-prima pra sua empresa em outros países?

2 – Você não gosta de aprender coisas novas

À noite, depois de chegar do trabalho, você gosta de sentar no sofá e assistir novela e depois um BBB? Já terminou os estudos e tá susse? Seus filhos nunca te pediram pra ajudar na tarefinha do inglês da escola? Você não fica curioso em saber como as pessoas vivem em outros países? Será que as comidas que você come são 100% brasileiras? O zapzap que você usa foi desenvolvido 100% para o mercado brasileiro? O futebol que consumimos no Brasil foi criado aqui e sempre foi igual? Quando você vai à praia, você come arroz com feijão porque frutos do mar é muito estranho?

3 – Você não assiste filmes e séries legendados

Você nunca ouviu uma música em inglês? Nunca jogou um videogame ou jogo de computador que fosse em inglês? Nunca ouviu a voz do Eddie Murphy original? E também não sabia que era ele que dublava o Burro do Shrek? Nunca ficou put* da cara que o livro que você quer ler não tem versão em português ainda? Nunca procurou por um conteúdo no YouTube ou Instagram e só existe em inglês sobre aquilo? Nunca tentou fazer um curso online (e atualizado) sobre uma coisa MUITO importante, mas só tinha em plataformas em inglês? Nunca leu uma notícia na internet e que já era de mais de 6 meses atrás (porque aconteceu fora do Brasil e ninguém tinha traduzido ainda)?

4 – Você gosta de espanhol

Ou prefere qualquer outra língua. Francês, italiano, mandarim… Mesmo sabendo que, em inglês, existam pouco mais de 170 mil palavras e, em português, são mais de 600 mil? Mesmo sabendo que não precisa conjugar verbo em inglês? Mesmo sabendo que a maioria das empresas usam inglês como língua de negócios?

5 – Minha cidade tem tudo o que eu preciso

Deve ter mesmo… Ou até mesmo seu bairro deve ter tudo.

Esse post não é uma crítica. É uma reflexão. Muito tem se falado sobre sair da nossa zona de conforto para ter novas experiências e, de fato, a vida é feita de experiências. Porém, cada pessoa experimenta as coisas de maneira diferente e não estou aqui para julgar como você leva a sua própria experiência. Gostaria de deixar um pequeno apelo e pedir que você (que não gosta de inglês) mantenha-se curioso e aprendendo coisas novas e perceba como essas coisas abrem portas e criam oportunidades.

Digo por experiência própria que eu absorvi TANTO material em inglês, fosse com jogos, músicas, filmes, etc, que na hora de ir pra sala de aula, eu já não tive muitas dificuldades. Hoje em dia, quando tenho alguma dúvida sobre qualquer assunto, procuro primeiro em inglês na internet e, depois, vejo se já tem alguma coisa em português. Quanto mais cedo a gente começa, mais cedo colhemos os frutos desse aprendizado “indireto”.


Esse material talvez tenha uma coisa ou outra que você talvez já tenha lido ou ouvido de algum professor, mas a realidade é que não existe fórmula mágica e nem método infalível para aprender inglês. Quer começar a aprender inglês?

Então que tal começar a sua jornada do aprendizado de inglês com a nossa apostila grátis para aprender inglês sozinho! Temos também os volumes 2 e 3 (vocabulário) da apostila de inglês grátis!

Se quiser conversar com alguém para fazer intercâmbio ou estudar inglês fora do Brasil, mande uma mensagem que vou tentar lhe ajudar a encontrar a pessoa certa pra você!

Espero que o post tenha sido útil para você(s).

Não se esqueça de se inscrever no blog para não perder os próximos posts.

See you next time
Cheers!
Teacher Rod

Leave a comment