Minha experiência #8 – O aluno recém-chegado (visão do professor)

G’day!

Quem nunca pensou em fazer intercâmbio? Chegar em um país onde a cultura é completamente diferente da sua, conhecer gente nova todos os dias, aprender e usar uma língua estrangeira! Que sensação incrível que deve ser. E, pra ser bem sincero, é muito bom!!! Como eu já passei por essa experiência enquanto aluno, sei bem como são alguns aspectos e alguns de vocês já devem ter passado por isso também. Porém, gostaria de contar como é o aluno recém-chegado pela perspectiva do professor. Não só do que eu vi e presenciei enquanto professor, mas a visão dos meus colegas professores. Alguns padrões parecem se repetir dependendo da nacionalidade dos alunos mas algumas coisas são meio que universais.

Os alunos recém-chegados que estão nos níveis de inglês mais baixos geralmente são muito esforçados e tendem a fazer todas as atividades, dão risada, brincam e tentam usar a língua ao máximo. Às vezes eles até parecem ter “voltado” a ser adolescentes! Fazem umas birras na hora da prova, reclamam das notas e dos exercícios quando estão muito difíceis! Olha, é um comportamento muito curioso. Parece que só porque a pessoa está em sala de aula, ela precisa se comportar como um adolescente (às vezes até mesmo como uma criança)! E eu acho isso muito engraçado. Outros professores ficam p* da vida.

Por outro lado, existem os alunos que acham que os professores estão sendo muito infantis. Esses alunos não gostam de fazer (quase) nenhuma atividade que não seja um exercício. Quiz? Não! Música? Também não! Role-play (“teatro”)? Nem pensar! Mas esses alunos, quando entendem a dinâmica das aulas e percebem que todas as atividades têm como finalidade usar o vocabulary ou a grammar daquela aula, se transforma no mais competitivo da sala!

Existe o aluno que duvida do professor. Ele é sempre muito cético e não aceita qualquer resposta que não seja uma bem detalhada. Lembro de um colega alemão que tive e que ficou debatendo amigavelmente com o professor uma regrinha gramatical. O professor deu o exemplo e o aluno mandou um “mas isso não faz sentido! Em alemão falamos ao contrário disso!”. O professor explicou outra regrinha e o aluno “mas não faz sentido. Em alemão essa palavra vai no final da frase!”. Até que o professor ficou injuriado e perguntou “que língua você está aprendendo a usar agora?”. Aí a ficha caiu e o aluno parou de contestar as regras do inglês! Foi muito engraçado. Sério, eu dou risada toda vez que lembro disso.

Hold On Podcast GIF by Earwolf - Find & Share on GIPHY

São tantas as semelhanças entre os recém-chegados, mas não param por aí. Uma última antes de ir embora é aquela do aluno que está tão, mas tão, mas tão deslumbrado, tão excited por ter essa experiência, que ele responde TODAS as perguntas, até quando o professor pede pra OUTRO aluno responder. Ele está tão fascinado com tudo ao seu redor, que ele se levanta da cadeira e começa a falar com o professor como se ele fosse o único aluno da sala. E ele vai chegando mais perto de você e nem percebe que se levantou! Às vezes até parece um pouco scary, mas a gente dá risada e bola pra frente! Em poucos dias esse aluno “cai na real” e volta a ser um ser humano atento. São mais raros do que os outros tipos, mas existem e sempre aparecem. Em uma dessas ocasiões, dei a caneta do quadro pro aluno e pedi pra ele explicar mais sobre o assunto, mas dessa vez, pra sala toda. E ele foi lá e fez! hahahaha

E você aí, qual desses tipos você já viu em sala? Têm algum outro tipo que você percebeu enquanto fazia seu curso? Deixe seu comentário pra gente dar umas boas risadas! =)

Não se esqueça de se inscrever para não perder as novidades do blog!

See you next time!
Cheers,
Teacher Rod

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: