Por que é tão difícil aprender inglês? – Características da Língua #1

G’day, top students!
Spoiler Alert! Nem é tão difícil assim!!!
Neste post vamos falar sobre algumas das principais características da língua inglesa que podem, ou não, ser complicadas. Listaremos padrões gramaticais, de pronúncia e de estrutura. Em breve, faremos outro post com mais detalhes de cada uma dessas características.
Hope you like them! Have fun!
#1 – Estrutura SVO (Subject, Verb, Object):
Nesse aspecto, o inglês é bem parecido com o português no sentido de que pra ser formar uma frase – sentence – precisamos de um Sujeito, um Verbo e um Objeto. Mas, teeeeeeacher, como assim?
Simples, precisamos de uma Pessoa/Coisa + Ação + Alguma coisa que recebe a ação. Na maioria dos casos a estrutura segue assim e, em outros casos a gente não precisa do objeto (para verbos intransitivos), ou precisamos de um objeto direto e indireto. Igualzinho em português!
Por exemplo, My flatmate plays the guitar. (Quem? + Ação + O quê?)
Pra ilustrar:

Neste exemplo, o verbo play é um verbo transitivo, mas podemos ver que ele também pode ser intransitivo aqui.
#2 – Sílaba “tônica”, conhecida como word stress:
Sim, existe uma coisa muito próxima à nossa sílaba tônica em inglês. A diferença é que as sílabas em inglês não são separadas por pares de CV (Consoante e Vogal) mas, sim, pelo número de vowel sounds ou, sons de vogais. A conta é “simples”: Um som de vogal = uma sílaba.
Vamos pegar a palavra flatmate. Se formos seguir a lógica do português seriam 3 sílabas (Flat-ma-te), certo? Errado! Segundo o dicionário, lendo o código IPA /ˈflæt.meɪt/ temos só 2 símbolos que correspondem à sons de vogais. / æ / e / eɪ /, logo, 2 sílabas! Woohoo!!!
Também, segundo o dicionário, tem um apóstrofo antes da primeira sílaba. Teeeeeeeeacher o que significa isso? Significa que o stress está na primeira sílaba. Ah, entendi. Então eu faço a primeira sílaba mais forte!
Hum… not really, mas pra simplificar por hoje, sim.
#3 – Tempos verbais (Tenses):
Por uma sorte tremenda, tanto em inglês como em português existem os conceitos de presente, passado e futuro e isso facilita e MUITO a nossa vida quando estamos aprendendo os tenses (Past tense, Presente tense e Future tense). Porém, algumas das estruturas precisam de um auxiliary verb pra ter o mesmo significado que em português.
For example, a frase “Eu ia de carro para o trabalho” não pode ser simplesmente I went to work by car, pois elas não passam o mesmo significado. Em inglês, went indica uma ação pontual já acabada no passado. Em português, “ia” nos indica um hábito finalizado. Algo que eu fiz por muito tempo antes e agora não faço mais. Sendo assim, usamos a estrutura used to: I used to go to work by car. Agora sabemos exatamente que isso era um hábito no passado que não é mais verdade no presente. Posso ter vendido o carro, ou mudado de hábitos e comecei a usar minha bike or public transport.
Phew! Quanta coisa nova!.
Além do já apresentado, não precisamos gastar rios de dinheiro para aprender inglês. Uma das soluções que podemos dar para vocês é a nossa apostila de inglês básico com exercícios e respostas. É só clicar no link aqui.
Se quiser conversar com alguém para fazer intercâmbio ou estudar inglês fora do Brasil, mande uma mensagem que vou tentar lhe ajudar a encontrar a pessoa certa pra você!
Espero que tenham gostado das curiosidades listadas e fiquem ligados pra mais artigos como esse em breve.
Cheers!
Teacher Rod
I really liked it.
Super clear and straight to the point.
Tips and explanations very useful and it can help a lot people in the learning process.
I would like to share just one point for reflection: I don’t know if the blog will be reach all the groups, because probably it will engage more the group of people that really like reading and study with themselves.
One suggestion: maybe could be add some exercises. As you know it is a great way in the learning process.
Congrats! Your blog is pretty interesting! Congrats
LikeLike
Thanks for your feedback, Felipe!
YES! Exercises. They are on my list of things to post, but I still haven’t figure out the best way to put the on the blog.
Keep on learning!
Cheers!
LikeLike