Características da Língua #1

Olá!

Neste post vamos falar sobre algumas das principais características da língua inglesa que podem, ou não, ser complicadas. Listaremos padrões gramaticais, de pronúncia e de estrutura. Em breve, faremos outro post com mais detalhes de cada uma dessas características.
Hope you like them! Have fun!

#1 – Estrutura SVO (Subject, Verb, Object):
Nesse aspecto, o inglês é bem parecido com o português no sentido de que pra ser formar uma frase – sentence – precisamos de um Sujeito, um Verbo e um Objeto. Mas, teeeeeeacher, como assim?
Simples, precisamos de uma Pessoa/Coisa + Ação + Alguma coisa que recebe a ação. Na maioria dos casos a estrutura segue assim e, em outros casos a gente não precisa do objeto (para verbos intransitivos), ou precisamos de um objeto direto e indireto. Igualzinho em português!

Por exemplo, My flatmate plays the guitar. (Quem? + Ação + O quê?)
Pra ilustrar:


Neste exemplo, o verbo play é um verbo transitivo, mas podemos ver que ele também pode ser intransitivo aqui.

#2 – Sílaba “tônica”, conhecida como word stress:
Sim, existe uma coisa muito próxima à nossa sílaba tônica em inglês. A diferença é que as sílabas em inglês não são separadas por pares de CV (Consoante e Vogal) mas, sim, pelo número de vowel sounds ou, sons de vogais. A conta é “simples”: Um som de vogal = uma sílaba.

Vamos pegar a palavra flatmate. Se formos seguir a lógica do português seriam 3 sílabas (Flat-ma-te), certo? Errado! Segundo o dicionário, lendo o código IPA /ˈflæt.meɪt/ temos só 2 símbolos que correspondem à sons de vogais. / æ / e / eɪ /, logo, 2 sílabas! Woohoo!!!
Também, segundo o dicionário, tem um apóstrofo antes da primeira sílaba. Teeeeeeeeacher o que significa isso? Significa que o stress está na primeira sílaba. Ah, entendi. Então eu faço a primeira sílaba mais forte!
Hum… not really, mas pra simplificar por hoje, sim.

#3 – Tempos verbais (Tenses):
Por uma sorte tremenda, tanto em inglês como em português existem os conceitos de presente, passado e futuro e isso facilita e MUITO a nossa vida quando estamos aprendendo os tenses (Past tense, Presente tense e Future tense). Porém, algumas das estruturas precisam de um auxiliary verb pra ter o mesmo significado que em português.
For example, a frase “Eu ia de carro para o trabalho” não pode ser simplesmente I went to work by car, pois elas não passam o mesmo significado. Em inglês, went indica uma ação pontual já acabada no passado. Em português, “ia” nos indica um hábito finalizado. Algo que eu fiz por muito tempo antes e agora não faço mais. Sendo assim, usamos a estrutura used to: I used to go to work by car. Agora sabemos exatamente que isso era um hábito no passado que não é mais verdade no presente. Posso ter vendido o carro, ou mudado de hábitos e comecei a usar minha bike or public transport.

Phew! Que artigo longo.

Por hoje ficamos por aqui.

Espero que tenham gostado das curiosidades listadas e fiquem ligados pra mais artigos como esse em breve.

Cheers!
Teacher Rod

2 Comments on “Características da Língua #1”

  1. I really liked it.
    Super clear and straight to the point.
    Tips and explanations very useful and it can help a lot people in the learning process.
    I would like to share just one point for reflection: I don’t know if the blog will be reach all the groups, because probably it will engage more the group of people that really like reading and study with themselves.
    One suggestion: maybe could be add some exercises. As you know it is a great way in the learning process.
    Congrats! Your blog is pretty interesting! Congrats

    Like

    • Thanks for your feedback, Felipe!
      YES! Exercises. They are on my list of things to post, but I still haven’t figure out the best way to put the on the blog.
      Keep on learning!
      Cheers!

      Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: