Como praticar mais inglês? – Minhas ferramentas favoritas #5

Greetings!

Quando mandei um questionário para meus amigos e alunos (ex-alunos também) perguntando sobre a jornada deles no aprendizado de inglês, uma resposta me chamou a atenção – “faltou mais prática”. Como o questionário era anônimo, não tenho acesso ao participante que respondeu a questão, então quero aqui tentar responder aqui algumas perguntas. Entre elas, “como praticar mais inglês?”

Primeiro, o que significa “praticar” inglês? Na minha experiência enquanto professor, acredito que tudo o que fazemos usando a língua é praticar a língua. Seja lendo um artigo em inglês, ouvindo músicas em inglês, até mesmo jogando algum jogo em inglês. Todas essas formas de input são extremamente valiosas no processo de aprendizado pois são elas que vão nos dar a base de como as pessoas usam a língua em diversas formas. Escrita ou falada, formal ou informal.

Praticar inglês também é usá-lo para sanar uma dúvida sobre a língua. Por exemplo, você está lendo um artigo em inglês e você precisa saber o significado de algumas palavras. Intuitivamente, a primeira ferramenta que é usada é o Google Translate. É uma ferramenta válida, mas vocês estará perdendo uma oportunidade e tanto de usar um bom dicionário em inglês.

Também acredito que praticar inglês signifique usar a língua o máximo que você puder em sala de aula. Acredite, muitos alunos brasileiros meus aqui na Nova Zelândia fazem perguntas em português pra mim em sala! Não tenha vergonha de usar seu inglês. Todos os alunos dentro da sala de aula estão ali pelo mesmo motivo que você – eles querem aprimorar o inglês deles! Às vezes, até mesmo seus colegas de sala podem sanar sua dúvida quando vocês estiverem fazendo um pair work (usando inglês, obviamente).

Agora, como faço para praticar mais meu inglês, se eu faço só 2 horas de aula por semana? Ou até mesmo menos do que isso. “Busque conhecimento”! Saiba seu objetivo com o inglês. Viagens, intercâmbio, trabalho, apresentação comercial, escrever seu paper do mestrado/doutorado, saber cantar músicas em inglês sem parecer “embromation”. Qual é o seu objetivo? Sabendo isso, quanto tempo tenho disponível durante meu dia? Quanto mais horas por semana, melhor. Saiba por onde começar – eu posso lhe ajudar com isso, de graça, é só me perguntar.

O importante é não se frustrar com seu desempenho. Cada pessoa tem seu limite de quanto de informação consegue absorver e é muito importante saber o seu limite, antes de se sentir overwhelmed. Então, não saia por aí fazendo mil coisas ao mesmo tempo porque não vai ser uma experiência boa e a tendência é desistir.

Caso você não saiba qual seu nível de inglês ainda, mesmo já tendo feito alguns cursos aqui e ali, ou tenha estudado inglês por conta própria, acesse o site da Cambridge University aqui e clique no link de General English. São 25 perguntas básicas de completar frases e, ao final do teste, você receberá um score que vai lhe dizer em qual nível você poderia fazer aulas.

Página inicial dos testes gratuitos
Score final e explicação sobre seu nível

Você pode rever suas respostas e tentar o teste de novo. Mas o mais legal vem logo abaixo. São os recursos gratuitos que são ofertados pra quem quer fazer os testes de Cambridge que dão certificados de proficiência da língua.

Recursos gratuitos

Tenha em mente que a linguagem usada nos testes é um tanto diferente da utilizada no dia-a-dia e que talvez carregue um pouco mais de formalidade. Logo, gírias e contrações como gonna, wanna ou ain’t não são utilizadas nos teste e podem diminuir seu score nas sessões de speaking and writing.

Existem muitas outras ferramentas para avaliar seu nível de inglês e vou postar outras ao longo do tempo.

Espero que tenham gostado desse post.

Inscreva-se para não perder os próximos posts.

See you next time.
Cheers,
Teacher Rod

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: