Como treinar inglês sozinho?

G’day, TOP STUDENTS!

No post dessa semana resolvemos trazer um segundo FAQ (frequently asked questions) com links que vão poder lhe ajudar a aprender inglês e até falar inglês melhor. Shall we?

Quais são os verbos mais usados em inglês?

Começando do básico em inglês, os verbos mais usados são o verb to be (ser, estar) e o verb to do (fazer). Não só pelos seus significados em si, mas são muito usados como verbos auxiliares. Tanto o to be quanto o to do podem ser usados para complementar tempos verbais e formas verbais em inglês. Falamos um pouco sobre esses verbos nesse no post Como sair do nível básico em inglês.

Outro par de verbos que são muito usados em inglês é o to make e o to do. Aqui, ambos tem o mesmo significado em português (fazer), mas tem usos distintos. Por exemplo, “fazer um bolo” (to make a cake) e “fazer alguma coisa” (to do something). Mais sobre esses dois verbos no post de Make and do.

Assim como to be e to do, o verbo to have também é usado como verbo auxiliar para formar tempos verbais diferentes, mas também significa “ter”, no sentido de “possuir fisicamente alguma coisa”. Por exemplo, I have a car, ou I have a problem. Além do significado de “ter”, to have também é usado em inúmeras expressões como have a good time (divirta-se), ou have a break (descanse, tire uma folga).

Já o verbo to take (pegar, levar) está presente em diversas expressões como it takes time (isso leva tempo), ou don’t take it seriously (não leve a sério), entre outros significados que podem ser vistos no dicionário de Cambridge.

O verbo to go (ir) também é bastante popular em expressões e como um verbo auxiliar, formando o Present Continuous (going to), por exemplo a frase I am going to Bali next year (Eu vou para Bali ano que vem). Também usamos go home (ir para casa), go abroad (sair do país), go on holiday (sair de férias), go shopping (fazer compras), entre outras expressões. Por algum motivo muito obscuro, o verbo to come (vir) é bastante confundido com o to go por brasileiros e fizemos um post dedicado aos dois no post de Come and go.

É possível aprender inglês assistindo filmes?

Sim. E não. Você pode usar vídeos e filmes como um apoio no seu processo de aprendizagem, mas SOMENTE usar filmes é uma estratégia arriscada e pode não ser suficiente para você, o que vai lhe causar frustração e fazer perder a vontade de continuar estudando. Temos uma categoria no blog só para atividades que fizemos especificamente para quem quer aprender inglês (ou melhorar) usando vídeos reais da internet. Veja a categoria de posts aqui.

Se você já está fazendo um curso de inglês e gostaria de aprimorar seu listening skill ou tentar aprender palavras novas, assistir filmes é uma excelente atividade. Desde que você esteja focado nessas atividades enquanto assiste um filme. Minha sugestão é assistir um filme que você já tenha assistido e já conheça a história para poder prestar atenção nas palavras usadas, ou nos diferentes sotaques e entonação nas frases.

Como ser fluente em inglês em 6 meses?

Já falamos um pouco sobre a diferença entre fluência e estar gramaticalmente correto nesse post aqui, mas também acho que seja possível ser fluente em inglês em 6 meses. Porém, exige MUITO esforço e, talvez, imersão na língua por meio de intercâmbio. O principal motivo pelo qual acredito nisso é ter visto muitos de meus alunos aqui na Nova Zelândia saírem do Elementary level para o Pre-intermediate level em apenas 4 semanas e levarem mais 6 semanas para chegarem no Intermediate level. Alunos do Intermediate são muito bons em se comunicar com fluência e, dali pra frente, é mais um trabalho de “lapidar” o uso da língua e aprender a se auto-corrigir. Nesse caso, estamos falando de alunos que frequentam escolas de inglês fora do Brasil e frequentam aulas de segunda à sexta por, pelo menos, 4 horas por dia e precisam usar a língua no dia-a-dia para se comunicar em situações cotidianas. Logo, se você está no Brasil e não pode sair para estudar fora, esses 6 meses devem ser muito bem programados para conseguir o mínimo de fluência em inglês.

Qual a primeira coisa para aprender inglês?

Essa pergunta vem junto com a “qual o primeiro passo para falar inglês?”, apesar de serem duas coisas distintas. Aprender inglês é um processo e demora, leva tempo e sempre estamos aprendendo alguma coisa nova. Seja uma palavra nova, uma expressão, um significado diferente para uma palavra que já conhecíamos, entre muitas outras coisas.
Eu acho muito importante aprender a ser educado em inglês e fazer bom uso das palavras “excuse me”, “sorry”, “pardon” e “please”, por exemplo. Já falamos sobre isso nesse post aqui e fizemos uma parte dois aqui. É interessante notar que, na maioria das escolas de inglês, a gente aprende a linguagem de classe (classroom language) para se comunicar com os professores e pedir licença, ou para ir ao banheiro, por exemplo.


Esse material talvez tenha uma coisa ou outra que você talvez já tenha lido ou ouvido de algum professor, mas a realidade é que não existe fórmula mágica e nem método infalível para aprender inglês. Quer começar a aprender inglês?

Então que tal começar a sua jornada do aprendizado de inglês com a nossa apostila grátis para aprender inglês sozinho! Temos também os volumes 2 e 3 (vocabulário) da apostila de inglês grátis!

Se quiser conversar com alguém para fazer intercâmbio ou estudar inglês fora do Brasil, mande uma mensagem que vou tentar lhe ajudar a encontrar a pessoa certa pra você!

Espero que o post tenha sido útil para você(s).

Não se esqueça de se inscrever no blog para não perder os próximos posts.

See you next time
Cheers!
Teacher Rod

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: